Filhote de gato, como cuidar deste animalzinho frágil!

Filhote de gato ... limpeza é fundamentalHigiene do gatinho…

Conforme amadurecem, os gatinhos aprendem a se lamber para se manterem limpos.

A língua do gato contém uma espécie de cerdas especiais que retiram sujidades e parasitas, por isso o hábito de se lamber é muito importante e saudável para o gato.

Nesse processo de higiene, porém, eles tendem a ingerir muito pêlo, o que pode provocar vômitos e constipações. Portanto acostume seu gato a ser escovado regularmente para retirada de pelos mortos.

Os gatos possuem garras afiadas, que eles retraem quando não as estão utilizando. Eles usam as garras para se pendurarem, subirem em árvores e caçarem pequenas presas.

Os gatos adoram afiar suas garras, por isso providencie um local adequado para que ele possa fazer isso, pode ser um arranhador para gatos ou um pedaço de carpete – ou ele provavelmente irá escolher o sofá da sala!

Caso seja necessário, o gatinho pode ser banhado, desde que com água morna e sabonete ou shampoo neutro próprio para gatos.
É importante observar o rótulo do produto se ele pode ser utilizado em gatos, pois nem todo shampoo para cães serve também para gatos.

O “banheiro” do gatinho

Os gatos aprendem com a mãe onde devem fazer suas necessidades.
Mostre ao gatinho onde fica a caixa de areia e a mantenha sempre limpa, pois se a caixa estiver suja os gatos tendem a não usá-la.

Em geral os gatinhos entendem rapidamente onde fica a caixinha e raramente erram o local das necessidades.

Filhote de gato e crianças

Filhote de gato ... amor eterno

Gatos podem ser ótimos animais para crianças, são fofinhos e brincalhões, sem serem tão dependentes quanto os cães.

É muito importante, porém, que a criança seja supervisionada enquanto brinca com o gatinho e devidamente orientada sobre como deve trata-lo.

Os filhotes de gato são ainda bastante frágeis e uma brincadeira brusca pode machuca-lo seriamente.

Pulgas e Carrapatos Felinos

O hábito de se lamber faz com que os gatos sejam menos propensos a infestações por parasitas, mas é importante observar sempre a pelagem do gatinho em busca de pulgas ou carrapatos.

Se for constatada alguma infestação, utilize apenas produtos próprios para gatos do tipo “spot on”, um líquido que é colocado na nuca do animal.

Gatos aprendem o nome?

Sim! Gatos aprendem perfeitamente seu nome e até atendem quando chamados.

Para isso associe chamar o nome do gatinho quando for servir cada refeição do dia e quando for começar uma brincadeira, em pouco tempo ele terá associado seu nome a coisas positivas e atenderá quando for chamado.

Cuidados veterinários

Filhote de gato... o Rei do pedaço!Leve sempre seu gatinho ao veterinário para que seja desverminado e vacinado adequadamente.

Acostume seu filhote de gato a ser manuseado, a deixar ser pego no colo, encostar nas patinhas e abrir a boca.

Dessa forma o animal aprenderá a confiar nas pessoas e a visita ao veterinário transcorrerá de forma muito mais tranquila!

Divirta-se com seu novo companheiro!

Comentários

0 comentários