MEC lança jogo que ensina crianças a ler

Nesta sexta-feira (27/11), o Ministério da Educação lançou o aplicativo GraphoGame. O objetivo não só de ajudar estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental a aprenderem a ler, mas de auxiliar o acompanhamento do processo de aquisição de habilidades de literatura por pais e professores.

O jogo, que independe de internet para funcionar e não tem anúncios, apresenta as primeiras letras, sílabas e palavras por meio de sons e instruções em português.

Segundo o site do Programa Nacional de Alfabetização, o aplicativo foi baseado em estudos de cientistas finlandeses e de outros países. Foi adaptado para o português do Brasil pelo Instituto do Cérebro, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

O Programa Nacional de Alfabetização foi instituído pelo decreto Nº 9.765, de 11 de abril de 2019 e propõe “a promoção da alfabetização baseada em evidências científicas, com a finalidade de melhorar a qualidade no território nacional e de combater o analfabetismo absoluto e o analfabetismo funcional”.

Fonte :

Comentários

0 comentários