MINISTROS DO TSE DIVULGAM NOVAS REGRAS PARA O DIA DA ELEIÇÃO, CONFIRA

MINISTROS DO TSE DIVULGAM NOVAS REGRAS PARA O DIA DA ELEIÇÃO, CONFIRA

As eleições 2020 já estão perto de começar e os eleitores precisam ter atenção este ano, pois algumas novas regras foram impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No próximo domingo, dia 15 de novembro, começa o primeiro turno que decidirá quem serão os novos prefeitos e vereadores em todo o Brasil.

A novidade este ano é que quem não possuir o título de eleitor, ou mesmo o documento oficial com foto, na hora da votação, vai poder votar utilizando apenas o celular.

Fachada do TSE. Brasília-DF, 01/12/2015 Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

É que o TSE liberou os eleitores para votar usando o aplicativo e-Título. Segundo o órgão, até o momento, mais de 60 mil pessoas têm acessado o documento virtual diariamente.

Na última atualização realizada na plataforma que substitui o título de eleitor, o TSE acrescentou a opção da foto do titular. Com isso, o celular poderá ser usado como um documento oficial no dia das Eleições 2020. A função, no entanto, só está disponível para os eleitores que fizeram o cadastro biométrico.

As mudanças realizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral foram com objetivo de simplificar a vida do eleitor no dia da votação. Algumas outras mudanças foram realizadas no aplicativo para oferecer maior segurança aos seus usuários.

O acesso ao documento exige que o usuário responda a uma sequência de perguntas-chave, que funcionam como uma senha para ter acesso ao título virtual pelo aplicativo e-Título. O acesso ao app também conta com um login e senha para cada usuário.

Os eleitores encontram ainda informações sobre o local de votação e a situação eleitoral atual. E quem não estiver dentro do seu domicílio eleitoral nos dias da eleição, pode utilizar o e-Título para justificar a sua ausência. A funcionalidade só estará disponível nos dias da eleição, das 7h às 17h.

O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas lojas online Google Play e App Store. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que os eleitores baixem o aplicativo com a maior antecedência possível ao dia das Eleições Municipais 2020.

Obrigações do eleitor
Para as Eleições 2020, o TSE ainda exige que os eleitores cumpram algumas determinações. Confira:

Uso de máscara de proteção individual;
Distanciamento social;
Levar caneta para assinar a ata;
O TSE ainda lembra que o horário das eleições este ano será mais cedo. Os portões dos locais de votação serão abertos às 7h.

Eleições 2020
Este ano a votação é para escolher prefeitos e vereadores que comandarão as cidades do Brasil pelos próximos quatro anos.

O primeiro turno das eleições será em 15 de novembro. Já o segundo turno, ocorre em 29 de novembro. Fique atento!

 

Comentários

0 comentários