Se você vir ondas “quadradas” se formando na água, fique longe e avise a todos imediatamente!

Se você vir ondas “quadradas” se formando na água, fique longe e avise a todos imediatamente!

Você já chegou a ouvir falar sobre as ondas quadradas? Elas são extremamente perigosas e todos devem se manter afastados delas. Um dos maiores perigos do oceano recebe o nome de “cross sea”, o famoso mar cruzado, é um fenômeno que ocorre em determinados períodos do ano e é muito perigoso.

É algo único e maravilhoso produzido pela natureza, chegando a ser hipnotizante devido a forma das ondas, porém atenção é perigoso para todos inclusive barcos.

Esta forma das ondas acontece quando elas se chocam em diferentes ângulos, formando os quadrados como podemos ver na figura abaixo. Elas formam ângulos perfeitos entre si formando uma bela vista.

Devido ao seu formato único esse fenômeno chama muita atenção dos curiosos de plantão, por conta disso a ilha, Île de Ré, situada na França, ganhou fama. A força das correntes fazem este fenômeno ser perigoso, pois elas atraem e lançam qualquer coisa que esteja em seu caminho, incluindo embarcações.

Diversos estudiosos no tema solicitam que as pessoas permaneçam longe desta ondas, sem contar que os pesquisadores creem que diversos barcos tenham virado devido ao cross sea. Os barcos e os navios têm que acertar a onda de frente, para que o impacto seja reduzido, entretanto neste fenômeno as ondas atingem as embarcações de todos as direções.

 



Fonte :

Comentários

0 comentários