Biólogo esclarece que vídeo de sucuri com 'filhotes' mostra fêmea seguida por machos

Biólogo esclarece que vídeo de sucuri com ‘filhotes’ mostra fêmea seguida por machos

O bílogo Henrique Abrahão Charles, especialista em comportamento predatório de boiídeos — a exemplo da sucuri — esclareceu alguns pontos que aparecem em um vídeo de cobras deste tipo que viralizou na web nesta semana. Um post no TikTok datado de 24 de setembro chegou a ultrapassar 1 milhão de visualizações.

O grupo que flagrou os animais atravessando uma estrada mostra-se surpreendido pela dimensão de uma das sucuris, aparentando ter mais de cinco metros, enquanto comentam que suas companheiras seriam filhotes ao perceberem o quanto eram menores. No entanto, segundo Henrique, as imagens são na verdade de uma sucuri fêmea seguida por machos, que normalmente não crescem de igual modo.

“Olha o tamanho”, exclama um homem no vídeo.

“Só os filhotes, olha o tamanho dos filhotes”, comenta outro, seguido por uma mulher, que diz: “Que lindo o bebê dela”.

Passados os momentos de susto inicial, as pessoas começam a brincar entre si e é possível escutar alguém dizer “você já vai virar comida dela”, pouco antes de mais uma admiração: “olha o tamanho da bicha”.

As explicações do biólogo constam em um vídeo publicado na quarta-feira, dia 30, no canal dele no YouTube, voltado justamente para o mundo animal, intitulado “Biólogo Henrique o Biólogo das Cobras”.

“Não, não é a mamãe e os filhotinhos”, ressalta ele. “Na verdade, é a sucuri fêmea acompanhada dos machos”.

O coordenador do Parque do Barreto, em Macaé (RJ), destaca que, quando a sucuri fêmea atinge a maturidade sexual ela já é maior do que o macho adulto.

“As sucuris são serpentes que, quando vão se reproduzir, vários machos vão atrás. Por isso, nessa estrada, é o que está acontecendo”, descreve.

“Ela está atravessando, indo para uma lagoa e, nesse atravessar, os machos vão todos atrás para tentar fazer a cópula com a fêmea. E é o maior barato isso, porque ela amontoa. Fica um montão de sucuri; uma fêmea e um montão de macho tentando fazer a cópula. Só que, a fêmea é muito maior do que o macho, então se juntam vários machos e eles ficam tentando”.

Houve ainda uma curiosidade sobre outro ser ali presente na cena que passou batido pelas pessoas:

“Mas repara numa coisa muito interessante. Tinha um teiú querendo continuar, só que o “sinal” estava fechado”, conta Henrique, indicando no vídeo onde estava o referido animal. “E eu acho que o teiú não é besta de se meter ali no meio”, acrescenta Henrique, bem-humorado.

 

Fonte :
extra globo

Comentários

0 comentários