6 FRUTAS E PLANTAS RICAS EM VITAMINAS

Doces, deliciosas e energéticas! A fruta é um prazer para desfrutar em todas as estações. Para além da fibra, que protege o nosso intestino, este alimento fornece-nos muitos nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Vejamos que frutas contêm mais vitaminas e minerais !

6 frutas e plantas a considerar para se encher de vitaminas naturais

Amla
(Phyllanthus emblica)

O fruto desta árvore de origem asiática é uma baga chamada “groselha da Índia”, que se caracteriza por ser rica em vitaminas C e B6, e em crómio. É muito utilizada na cultura ayurvédica para fortalecer o organismo.

Acerola
(Malpighia emarginata)

A acerola, uma árvore que cresce nos bosques secos da América Central e do Sul, produz um dos frutos mais ricos em vitamina C e, para além disso, também oferece as vitaminas A, B6 e B1 e minerais: fósforo, ferro, magnésio e cálcio. Todo um concentrado de energia.

Limão
(Citrus limon)

O limão é outra das frutas mais ricas em vitamina C e antioxidantes. É o aliado perfeito para estimular o nosso sistema imunitário e manter afastados os perigos próprios do Inverno, por exemplo, que podem obrigar-nos a ficar de cama. Para além disso, este citrino é consumido inteiro: desde a polpa até à pele!

Goiaba
(Psidium guajava)

A goiaba, o fruto da goiabeira, uma árvore de origem sul-americana que já era valorizada pelos Incas, não trará apenas cor e variedade aos seus pratos mas também muitas vitaminas! Vitaminas A, B e C para começar, para além de um pouco de cálcio.

Manjericão
(Ocimum sanctum)

Também conhecida como Tulsi, o manjericão sagrado é cultivado na Ásia, no norte da América do Sul, nas Antilhas e em África. Para além das suas propriedades imunitárias, utilizadas em fitoterapia, o Ocimum sanctum é utilizado desde há milénios em rituais religiosos.

Caril
(Murraya koenigii)

Sem sair da Índia, a planta Murraya koenigii – ou folhas de Caril ou Pokok kari (Daun kari) – não se utiliza apenas como especiaria na cozinha tradicional. Para além disso, esta planta contém todo um arsenal de propriedades imunitárias e antioxidantes (que atuam contra o envelhecimento prematuro das nossas células).

Fonte :

Comentários

0 comentários