FARINHA DE AVEIA SEM GLÚTEN CASEIRA

.logo, header .sticky .logo { margin-top: 0 !important; }

.logo, header .sticky .logo { margin-top: 0 !important; } #searchform2 { margin-top: -5px !important;} #searchform2 .buttonicon { margin-top: 5px !important;}

Fazer farinha de aveia sem glúten em casa é mais fácil do que você imagina, basicamente é só processar tudo no liquidificador até obter uma farinha grossa.

Mas o que talvez você não saiba é que usar a farinha de aveia sem glúten nas receitas pode conferir um resultado muito mais agradável do que quando você usa flocos de aveia.

Pote cinza com farinha de aveia

COMO TRANSFORMAR FLOCOS DE AVEIA EM FARINHA DE AVEIA?

Para fazer farinha de aveia sem glúten caseira você precisa apenas de um liquidificador ou processador de alimentos.

Mas algumas dicas são essenciais:

  • O liquidificador/processador deve estar limpo e bem seco.
  • Você pode usar flocos de aveia grossos ou finos.
  • Para que a farinha de aveia seja realmente sem glúten você precisa comprar a aveia embalada e na embalagem deve estar escrito “não contém glúten“.
  • Se não for celíaco ou intolerante à aveia você pode usar a aveia comum (aveia “contaminada” pelo glúten), pois ela é mais barata e faz exatamente a mesma função na massa.

Para transformar flocos de aveia em farinha de aveia é só processar tudo no liquidificador ou processador até formar uma farinha de aveia sem glúten com uma textura uniforme e um pouco grossa.

A farinha de aveia sem glúten não fica tão fininha como uma farinha de arroz, mas mesmo com esta espessura ela não pesará na massa.

 

Pote cinza com flocos de aveia grossos

COMO SUBSTITUIR FARINHA DE TRIGO POR FARINHA DE AVEIA?

Para começar eu não aconselho a substituição da farinha de trigo por apenas farinha de aveia, a receita pode até “funcionar” mas você não vai conseguir obter a melhor textura final da preparação.

Em receitas sem glúten a proporção usada de cada farinha faz muita diferença no resultado final da receita e sempre que combinamos as farinhas sem glúten conseguimos melhores resultados.

A farinha de aveia sem glúten ou a farinha de aveia contaminada pelo glúten fazem exatamente a mesma função dentro da receita, conferem estrutura e liga para a massa.

As fibras da aveia ajudam a proporcionar uma estrutura firme e elástica para a receita, mas quando usamos apenas a farinha de aveia no lugar da farinha de trigo a receita pode ficar pesada/densa.

Para evitar que a aveia sem glúten pese na massa o ideal é combiná-la com algum tipo de amido, que proporcionará mais leveza para a receita.

Clique aqui para aprender mais dicas de como substituir a farinha de trigo por farinhas sem glúten evitando erros de desperdícios.

Vidro com farinha de aveia sobre mesa branca

APRENDA A METODOLOGIA QUE EU UTILIZO PARA SUBSTITUIR A FARINHA DE TRIGO DAS MINHAS RECEITAS

Muitas pessoas se apaixonam por minhas receitas porque elas realmente funcionam, mas o que muitas pessoas não sabem é que existe uma lógica por trás de cada escolha que faço na hora que estou criando uma receita nova.

Quando começamos a cozinhar sem glúten realmente é uma grande confusão, são muitas farinhas e as vezes queremos usar aquelas que temos em casa pra fazer determinada receita.

Não sei você, mas eu já errei muito!

E não foi por falta de pesquisa, porque vasculhei a Internet toda pra conseguir achar uma explicação lógica que me explicasse os porquês das farinhas sem glúten.

Achei muitas informações duplicadas e que pela minha experiência sabia estavam erradas.

Por isso decidi transformar minha cozinha em meu laboratório e criei a minha própria metodologia. Esta metodologia foi testada, aprovada e que realmente funciona! Eu uso ela em todas as minhas receitas.

Pra facilitar sua vida eu criei um super atalho, você não precisa mais errar como eu errei para conseguir fazer as melhores substituições. Eu criei um curso online exclusivo que vai te ensinar:

  • Como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais,
  • Como cada uma das 23 farinhas absorvem a água,
  • Criar um MIX exclusivo de farinhas sem glúten pra você fazer em casa,
  • Como substituir e combinar as farinhas sem erros e muitas dicas e bônus especiais que irão te ajudar a criar suas próprias receitas sem glúten.

Comentários

0 comentários